Temas para Pesquisa
e Escrita na Área de TDIC e Educação Online
Adaptação ao ensino
online emergencial: habilidades desenvolvidas, metodologias construídas.
Adaptative learning -
necessidades específicas de estudantes
Afetividade na educação online.
Alcances e limites do
uso das TDIC no contexto pandêmico.
Animações nas aulas
da educação básica e o ensino superior.
Aprendizagem
intervalada (spaced learning.)
Aspectos
interculturais da comunicação online.
Assistentes digitais
na educação.
Atuação na educação
online e impactos na prática pedagógica presencial do professor universitário.
Autoria
e construção coletiva do conhecimento com TDIC.
Avaliação de estratégias e resultados das ações pedagógicas emergenciais
das IES brasileiras frente à Pandemia da Covid-19.
Avaliação
e certificação da aprendizagem informal através do uso de REA.
Avaliação
personalizada em contextos com TDIC.
Cenários
convergentes das mídias na EaD.
Cenários de
aprendizagem construídos, adaptados para aulas totalmente online.
Cibercultura e práticas pedagógicas na sala de aula do ensino superior.
Colaboração online
entre estudantes na construção do conhecimento.
Competências de letramento digital para aprendizes e professores no uso
efetivo das TDIC.
Comportamentos hostis e humilhantes no ciberespaço e sua repercussão na
escola.
Contribuições da EaD
na diminuição da exclusão digital.
Crianças e jovens da geração digital frente aos processos de
aprendizagem com TDIC.
Curadoria de conteúdos e direitos autorais nos materiais didáticos
produzidos e utilizados no contexto da pandemia da Covid-19.
Desenhos curriculares
para o contexto pós-pandêmico.
Desenvolvimento
de ambientes digitais de aprendizagem para uso das mídias sociais e
participativas.
Desenvolvimento de competências
no blended learning.
Desenvolvimento de
materiais didáticos interativos para tecnologia móvel.
Dialogia
e interdisciplinaridade na EaD.
Ecossistemas comunicativos digitais online.
Educação
intercultural na EaD.
Ensino e aprendizagem
no contexto com Telemedicina
Ensino online emergencial no contexto da educação básica.
Espaços informais de
educação com TDIC.
Espaços virtuais 3D como espaço da educação online.
Estratégias didáticas
online no ensino superior.
Estratégias
didáticas usadas no ensino online emergencial frente à Pandemia da Covid-19.
Flexibilização e
itinerários formativos nas atividades online.
Formação docente na
pós-graduação.
Formação docente para
contextos de aprendizagem pós-pandemia da Covid-19.
Gestão da
aprendizagem online.
Gestão de TDIC pelos professores no contexto da Pandemia da COVID-19.
Governança da EaD:
organização, planejamento e administração das infraestruturas para a
implementação de programas.
Governança e gestão de pessoas utilizando TDIC.
Humanidades digitais.
Implicações éticas no uso de plataformas privadas abertas no ensino
online.
Incorporação das TDIC
na aprendizagem híbrida.
Influência da cultura
digital nos modos de aprender.
Institucionalização
da EaD nas IES.
Inteligência
artificial na educação.
Interação e
comunicação nas comunidades de aprendizagem.
Internacionalização e mobilidade na EaD.
Laboratórios virtuais em aulas híbridas ou a distancia.
Memórias
e Bibliotecas Digitais 3D: manutenção do patrimônio cultural.
Metodologias de
investigação em TDIC e educação online.
Métodos de ensino
cooperativo.
Mineração de dados (eduminning)
na EaD.
Modelos pedagógicos
de aprendizagem na educação online.
Motivação
na aprendizagem online.
Movimentos makers na
educação.
Mundos
Virtuais na educação presencial e online - simulações, jogos online, interações
sociais em 3D.
Necessidades
específicas de estudantes: adaptative learning.
Objetos de aprendizagem inteligentes e adaptivos.
Papel do Professor em ambientes com TDIC: a qualificação e
desqualificação no campo tecnológico educativo.
Personalização da
aprendizagem através de TDIC.
Phubbing: conectados
à rede e desconectados da realidade.
Práticas emergentes
adotadas para a continuidade do currículo no contexto da pandemia da Covid-19.
Produção e
gerenciamento de conteúdos para EaD.
Realidade aumentada
para educação online.
Sala de aula
invertida: flipped classroom.
TDIC
como estruturantes de práticas comunicacionais, formação e aprendizagem.
Tecnologias
e literacias multidimensionais.
Tutoria
e supervisão médica remota e virtual.
Vulnerabilidade de crianças e adolescentes no contexto das plataformas
online usadas no contexto do ensino online emergencial.
Vulnerabilidade docente no contexto da pandemia da Covid-19.
Nenhum comentário:
Postar um comentário