Temas Pesquisa - Educação Online e TDIC

Temas para Pesquisa e Escrita na Área de TDIC e Educação Online

Adaptação ao ensino online emergencial: habilidades desenvolvidas, metodologias construídas.

Adaptative learning - necessidades específicas de estudantes

Afetividade na educação online.

Alcances e limites do uso das TDIC no contexto pandêmico.

Animações nas aulas da educação básica e o ensino superior.

Aprendizagem intervalada (spaced learning.)

Aspectos interculturais da comunicação online.

Assistentes digitais na educação.

Atuação na educação online e impactos na prática pedagógica presencial do professor universitário.

Autoria e construção coletiva do conhecimento com TDIC.

Avaliação de estratégias e resultados das ações pedagógicas emergenciais das IES brasileiras frente à Pandemia da Covid-19.

Avaliação e certificação da aprendizagem informal através do uso de REA.

Avaliação personalizada em contextos com TDIC.

Cenários convergentes das mídias na EaD.

Cenários de aprendizagem construídos, adaptados para aulas totalmente online.

Cibercultura e práticas pedagógicas na sala de aula do ensino superior.

Colaboração online entre estudantes na construção do conhecimento.

Competências de letramento digital para aprendizes e professores no uso efetivo das TDIC.

Comportamentos hostis e humilhantes no ciberespaço e sua repercussão na escola.

Contribuições da EaD na diminuição da exclusão digital.

Crianças e jovens da geração digital frente aos processos de aprendizagem com TDIC.

Curadoria de conteúdos e direitos autorais nos materiais didáticos produzidos e utilizados no contexto da pandemia da Covid-19.

Desenhos curriculares para o contexto pós-pandêmico.

Desenvolvimento de ambientes digitais de aprendizagem para uso das mídias sociais e participativas.

Desenvolvimento de competências no blended learning.

Desenvolvimento de materiais didáticos interativos para tecnologia móvel.

Dialogia e interdisciplinaridade na EaD.

Ecossistemas comunicativos digitais online.

Educação intercultural na EaD.

Ensino e aprendizagem no contexto com Telemedicina

Ensino online emergencial no contexto da educação básica.

Espaços informais de educação com TDIC.

Espaços virtuais 3D como espaço da educação online.

Estratégias didáticas online no ensino superior.

Estratégias didáticas usadas no ensino online emergencial frente à Pandemia da Covid-19.

Flexibilização e itinerários formativos nas atividades online.

Formação docente na pós-graduação.

Formação docente para contextos de aprendizagem pós-pandemia da Covid-19.

Gestão da aprendizagem online.

Gestão de TDIC pelos professores no contexto da Pandemia da COVID-19.

Governança da EaD: organização, planejamento e administração das infraestruturas para a implementação de programas.

Governança e gestão de pessoas utilizando TDIC.

Humanidades digitais.

Implicações éticas no uso de plataformas privadas abertas no ensino online.

Incorporação das TDIC na aprendizagem híbrida.

Influência da cultura digital nos modos de aprender.

Institucionalização da EaD nas IES.

Inteligência artificial na educação.

Interação e comunicação nas comunidades de aprendizagem.

Internacionalização e mobilidade na EaD.

Laboratórios virtuais em aulas híbridas ou a distancia.

Memórias e Bibliotecas Digitais 3D: manutenção do patrimônio cultural.

Metodologias de investigação em TDIC e educação online.

Métodos de ensino cooperativo.

Mineração de dados (eduminning) na EaD.

Modelos pedagógicos de aprendizagem na educação online.

Motivação na aprendizagem online.

Movimentos makers na educação.

Mundos Virtuais na educação presencial e online - simulações, jogos online, interações sociais em 3D.

Necessidades específicas de estudantes: adaptative learning.

Objetos de aprendizagem inteligentes e adaptivos.

Papel do Professor em ambientes com TDIC: a qualificação e desqualificação no campo tecnológico educativo.

Personalização da aprendizagem através de TDIC.

Phubbing: conectados à rede e desconectados da realidade.

Práticas emergentes adotadas para a continuidade do currículo no contexto da pandemia da Covid-19.

Produção e gerenciamento de conteúdos para EaD.

Realidade aumentada para educação online.

Sala de aula invertida: flipped classroom.

TDIC como estruturantes de práticas comunicacionais, formação e aprendizagem.

Tecnologias e literacias multidimensionais.

Tutoria e supervisão médica remota e virtual.

Vulnerabilidade de crianças e adolescentes no contexto das plataformas online usadas no contexto do ensino online emergencial.

Vulnerabilidade docente no contexto da pandemia da Covid-19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário