Coleta de Dados



A internet pode ser utilizada como meio para a realização de pesquisas qualitativas online que facilita a coleta de dados, o acesso a públicos diversificados e diminui o tempo de acesso aos participantes aos documentos de pesquisa, devido a capacidade de usar materiais na forma de arquivos é ampliada por métodos de armazenamento e recuperação digital.
Uma das vantagens apontadas para o uso da internet na pesquisa qualitativa refere-se ao registro de dados. Os dados qualitativos observados, escritos, visuais e verbais são significativos e mostram grande diversidade. Incluem qualquer forma de comunicação – escrita, auditiva ou visual, por comportamento, simbolismos ou artefatos culturais, que incluem: entrevistas individuais ou grupos focais online, observação participantes etnográfica, e-mail, paginas web, gravações de vídeos, podcast, documentos e arquivos virtuais, diários e blogs, conversas em chat, textos produzidos em wiki, fotografias/imagens.



Os dados online na pesquisa qualitativa incluem inúmeras formas de coleta: entrevistas, questionários, observações das interações nos ambientes virtuais, grupos focais online, interações em redes sociais, documentos e interações escritas nas várias interfaces da internet, registros fotográficos e imagéticos.
A coleta de dados online pode ser obtida pela participação escrita (textos), oral (áudio) ou áudio visual (por videoconferência ou conferência web). Na assíncrona, o pesquisador pode enviar as suas perguntas escritas em forma de texto, áudio ou vídeo para o entrevistado, e este, pode respondê-las de acordo com a sua conveniência. Em ambas as situações, a coleta pode ser realizada via e-mail, Whats app, chat, Skype, fóruns, salas de chat ou webconferência.
O espaço online propicia relações de comunicação entre as pessoas, possibilita compreender artefatos culturais”. É necessário que o pesquisador tenha os cuidados éticos referentes à pesquisa online: proteção à privacidade dos participantes da pesquisa, a propriedade dos dados, a autenticidade e confiança nos dados coletados.
Adequação das técnicas e dos instrumentos de pesquisa às especificidades do fenômeno a ser estudado exige do pesquisador uma dose de senso crítico e de criatividade no momento de selecioná-los e/ou compor combinações entre os mesmos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário