Projeto de Pesquisa

A elaboração do projeto de pesquisa é a primeira etapa de um longo processo, um primeiro momento de síntese. Imprescindível para desencadear o trabalho de construção do conhecimento, deve ser explicitado de forma técnica, não só em decorrência de exigências institucionais, mas porque representa o roteiro do trabalho a ser desenvolvido pelo mestrando/doutorando.


O projeto de pesquisa é: instrumento direcionador da pesquisa; instrumento de planejamento; instrumento para o diálogo científico e acadêmico; retrato de uma pesquisa em andamento; carta de intenções; item curricular na pós-graduação; planejamento que possibilitará ao pós-graduando/pesquisador impor-se uma disciplina de trabalho não só na ordem dos procedimentos lógico operacionais mas também em termos de organização do tempo e das atividades. É o ponto de referência para o diálogo com o orientador. A função do orientador é ser um educador que compartilha experiências mais amadurecidas com o orientando, num processo conjunto de construção de conhecimento.

O projeto de pesquisa, ainda que possa ser alterado ao longo do desenvolvimento da pesquisa, constitui um roteiro fundamental, delimitando o caminho a ser percorrido, as etapas a serem vencidas, os instrumentos e as estratégias a serem aplicados ao longo de sua execução. O projeto deve delimitar, com o máximo de clareza e precisão, o objeto da pesquisa, sua problematicidade, a contribuição que a pesquisa trará, as hipóteses que pretende defender, os objetivos a serem alcançados, as referências teóricas, os procedimentos metodológicos e técnicos que serão utilizados, o cronograma de execução e as fontes documentais em que se baseará a investigação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário